sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Monografia.

Cópias de Trabalhos de conclusão de curso levam alunos à reprovação.

Universitáriom do curso de Comunicação Social da Unama, não conseguem se formar devido a plágios descobertos na entrega do tcc.



Plágio, tanto no Tcc, quanto em qualquer outro tipo de trabalho acadêmico, literário ou textual, é caracterizado no ato de copiar, imitar obra alheia, apresentando como seu. Reproduzir, ainda que em pequenas partes, um texto, sem citar sua fonte, é considerado plágio. Segundo entrevista com o professor de Novas Tecnologias de Comunicação Mário Camarão, uma das formas de combate ao plágio de tccs é receber o trabalho no mínimo um mês antes da defesa da monografia, pois além de ter mais tempo para analisar se o trabalho é uma cópia, checar também a parte gramatical do texto, “Da pra perceber se o texto não é do aluno”, quando existe esta desconfiança o professor procura alguns sites de metalingüística para comparar e confirmar ou não a cópia do “Tcc”

Segundo a coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade da Amazônia (Unama) os números são entre 4 e 5 alunos reprovados a cada semestre por ter plagiado o Trabalho de Conclusão de Curso. Tcc pronto, além de necessariamente ser objeto de aprovação para o estudante, deve ser expresso com uma redação autônoma, fruto de pesquisa, aprofundamento, investigação, e finalmente, de colocações próprias, obstantes de simples cópia daquilo que já mencionado anteriormente, encontra-se nas páginas de um livro, revista, ou outra fonte distinta. Caso seja constatado o plágio, o aluno é imediatamente reprovado, em alguns casos pode até responder inquérito por uso indevido de direitos autorais, baseado na legislação Brasileira.
Tcc pronto sem plágio é aquele que discorre pelos temas, assuntos e óticas de uma determinada área sem recorrer à repetição de um texto proveniente de outro autor, e somente incorre à estes em caso de citações acopladas ao corpo do trabalho.

Um Tcc enquanto máximo elemento probatório das capacidades, conhecimentos e habilidades que um estudante tenha adquirido ao longo de seu curso universitário, deve representar documento expressamente original, ou seja, apresentar-se num diálogo próprio, que aponta conclusões acerca de um tema que tenha sido explorado, estudado, investigado minuciosamente por seu autor.
Todo e qualquer Tcc, mesmo que produzido com ajuda de profissionais ou especialistas no setor, deve configurar-se como trabalho diferenciado de todos os demais, ainda que sobre um mesmo tema, ou seja, deve desenvolver-se sem plágio.


www.blog.microbiologia.vet.br/2008/11/20/sobre-fraudes-e-plagio/
www.sosmonografia.com/plagio
www.superclickmonografias.com/tccplagio

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

08 de Dezembro dia do Cronista Esportivo.
Ontem foi comemorado o dia do cronista esportivo. O cronista esportivo é o profissional que entra com a razão onde todo mundo entra com o coração: o mundo do esporte. Além de narrar jogos e provas esportivas, o cronista faz comentários racionais sobre a lógica do esporte. Imagine a dificuldade de fazer crônicas sobre o jogo final de uma decisão de Copa do Mundo quando o Brasil é um dos times?
O cronista visualiza, principalmente, o mundo do futebol. Muitas vezes, ele descreve uma jogada ou um gol com um lirismo digno de uma poesia, seja o gol de seu time ou do adversário. O cronista deve ser capaz de criticar e raciocinar em cima do jogo, dos atletas e até mesmo do técnico.
No Pará existe uma associação chamada ACLEP. Fundada dia 11 de janeiro de 1969, na sede da Federação Paraense de Desportos. Ela é sucessora da ACEP, Associação dos Cronistas Esportivos do Pará, criada em 20 de fevereiro de 1925 pelos jornalistas Cícero Costa, Edgar de Campos Proença, Frederico Barata, Nilo Franco, Arnaldo Moreira, Demétrio Paiva, Alfredo Fernandes e Wladimir Pena


Aniversário da banda Gaia na Gandaia.

A banda Gaia na Gandaia fará seu aniversário de cinco anos de existência no dia 19 de dezembro. A grande festa será no bar Mormaço com a participação das bandas Juca Culatra e Power Trio, La Pupunha e KM4 Band, além da partipações especiais do Cantor Julio Cézar e Maurinho do Nosso Tom, Edilsom Moreno e Almino Henrique. Ingressos antecipados na loja Elvira Matilde (Rua João Balbi entre wandenkok e Doca de Souza Franco). Foto: Ubirajara Bacellar

Na última quinta-feira 4, começou o Campeonato Paraense de Natação, que será disputado entre as equipes do Clube do Remo, ADSEF, Tuna, Cabana Clube Barcarena e ARCO. Serão 268 atletas que irão brigar pelo título entre as 32 modalidades. A equipe da ADSEF é a grande favorita e atual campeã. O Clube do Remo vem com a missão de voltar a antiga hegemonia nas piscinas, e impedir o tricampeonato consecutivo da ADSEF. Todas as provas serão realizadas no ginásio da ADSEF a partir das 19:00 horas.


PARECE CARIBE? MAIS NÃO É!

A foto desse mar maravilhoso que você está vendo, é da praia do Farol Velho em Salinas-Pa.
Salinópolis (nome oficial do município), também conhecida como Salinas é um município brasileiro do estado do Pará de 39.157 habitantes, estimada em 2004, distante cerca de 220 km da capital do estado, Belém do Pará. Sua economia gira em torna do turismo e da pesca. É o balneário preferido dos belenenses, que no mês de julho lotam a cidade.
As praias possuem areia fina e branca, com águas de uma tonalidade verde-acinzentada, devido aos sedimentos carregados pelo rio Amazonas. A praia do Atalaia (a mais popular) é aberta a circulação de carros. A variação de maré é muito grande, muitos carros são pegos desprevenidos quando a maré sobe. A paisagem é formada por praias, rios, furos, igarapés, mangues e dunas, no meio das quais se encontra o "lago da coca-cola", que tem esse nome por suas águas doces, escuras e geladas. Esta imagem foi feita em Agosto de 2007, por um morador da praia do farol velho, de cima de um Ultraleve. Segundo o pescador Fábio Alves "a água nunca tinha ficado tão clara em toda a minaha vida de pescador nessa região do salgado", Comenta.
Incêndio no Estádio Mangueirão.



Agora a pouco, no início da noite ocorreu um incêndio no estádio Mangueirão na rodovia Augusto Montenegro, segundo o corpo de bombeiros o fogo já destruiu uma boa parte do estádio, onde teria cerca de 15 mil pessoas presentes devido uma atividade de alunos de uma escola pública do estado, 80 homens do corpo de bombeiro já estão presente no local. Segundo o corpo de bombeiros já existem 15 pessoas em estado grave.


O responsável pela operação o comandante do corpo de Bombeiros Mário Camarão, explicou que o incêndio começou por volta das 19:00 horas dentro de uma cisterna que fica na parte superior do estádio no setor B, ainda não existem laudos que comprovem mas o comandante não descarta o fato de o incêndio ter sido criminoso. Mais de 120 Homens do Corpo de Bombeiros já estão no local onde tentam controlar o fogo a toda custa, os feridos estão sendo removidos para os hospitais públicos do estado e alguns hospitais particulares que estão dando total assistência para a tragédia, existe uma tensão muito grande em relação a mais ou menos trinta vítimas que estão encurraladas no lado oposto onde começou incêndio onde os bombeiros ainda não tiveram condições de resgatá-las. O incêndio já está sendo considerado como o maior dos últimos 50 anos.


O secretário de Educação do Estado (SEDUC) Eduardo Magalhães, informou que a programação esportiva, fazia parte das atividades em comemoração a Proclamação da República e reunia cerca de 15 mil alunos da rede pública de ensino, pensando em amenizar a aflição dos pais a SEDUC, criou um sistema de call center, os pais dos alunos podem entrar em contato com o órgão através do número 0800-4441 para obterem maiores informações. Segundo o Secretário o estádio foi escolhido por ser o estádio é o maior e o mais seguro do estado do Pará, mas o órgão mostrou insegurança ao perguntarmos sobre uma possível vistoria feita no local antes da data do evento. Segundo Magalhães não existe a confirmação do número de feridos, mas já existe a confirmação de 4 pessoas mortas no local.