terça-feira, 9 de dezembro de 2008

08 de Dezembro dia do Cronista Esportivo.
Ontem foi comemorado o dia do cronista esportivo. O cronista esportivo é o profissional que entra com a razão onde todo mundo entra com o coração: o mundo do esporte. Além de narrar jogos e provas esportivas, o cronista faz comentários racionais sobre a lógica do esporte. Imagine a dificuldade de fazer crônicas sobre o jogo final de uma decisão de Copa do Mundo quando o Brasil é um dos times?
O cronista visualiza, principalmente, o mundo do futebol. Muitas vezes, ele descreve uma jogada ou um gol com um lirismo digno de uma poesia, seja o gol de seu time ou do adversário. O cronista deve ser capaz de criticar e raciocinar em cima do jogo, dos atletas e até mesmo do técnico.
No Pará existe uma associação chamada ACLEP. Fundada dia 11 de janeiro de 1969, na sede da Federação Paraense de Desportos. Ela é sucessora da ACEP, Associação dos Cronistas Esportivos do Pará, criada em 20 de fevereiro de 1925 pelos jornalistas Cícero Costa, Edgar de Campos Proença, Frederico Barata, Nilo Franco, Arnaldo Moreira, Demétrio Paiva, Alfredo Fernandes e Wladimir Pena

Nenhum comentário: