sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Monografia.

Cópias de Trabalhos de conclusão de curso levam alunos à reprovação.

Universitáriom do curso de Comunicação Social da Unama, não conseguem se formar devido a plágios descobertos na entrega do tcc.



Plágio, tanto no Tcc, quanto em qualquer outro tipo de trabalho acadêmico, literário ou textual, é caracterizado no ato de copiar, imitar obra alheia, apresentando como seu. Reproduzir, ainda que em pequenas partes, um texto, sem citar sua fonte, é considerado plágio. Segundo entrevista com o professor de Novas Tecnologias de Comunicação Mário Camarão, uma das formas de combate ao plágio de tccs é receber o trabalho no mínimo um mês antes da defesa da monografia, pois além de ter mais tempo para analisar se o trabalho é uma cópia, checar também a parte gramatical do texto, “Da pra perceber se o texto não é do aluno”, quando existe esta desconfiança o professor procura alguns sites de metalingüística para comparar e confirmar ou não a cópia do “Tcc”

Segundo a coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade da Amazônia (Unama) os números são entre 4 e 5 alunos reprovados a cada semestre por ter plagiado o Trabalho de Conclusão de Curso. Tcc pronto, além de necessariamente ser objeto de aprovação para o estudante, deve ser expresso com uma redação autônoma, fruto de pesquisa, aprofundamento, investigação, e finalmente, de colocações próprias, obstantes de simples cópia daquilo que já mencionado anteriormente, encontra-se nas páginas de um livro, revista, ou outra fonte distinta. Caso seja constatado o plágio, o aluno é imediatamente reprovado, em alguns casos pode até responder inquérito por uso indevido de direitos autorais, baseado na legislação Brasileira.
Tcc pronto sem plágio é aquele que discorre pelos temas, assuntos e óticas de uma determinada área sem recorrer à repetição de um texto proveniente de outro autor, e somente incorre à estes em caso de citações acopladas ao corpo do trabalho.

Um Tcc enquanto máximo elemento probatório das capacidades, conhecimentos e habilidades que um estudante tenha adquirido ao longo de seu curso universitário, deve representar documento expressamente original, ou seja, apresentar-se num diálogo próprio, que aponta conclusões acerca de um tema que tenha sido explorado, estudado, investigado minuciosamente por seu autor.
Todo e qualquer Tcc, mesmo que produzido com ajuda de profissionais ou especialistas no setor, deve configurar-se como trabalho diferenciado de todos os demais, ainda que sobre um mesmo tema, ou seja, deve desenvolver-se sem plágio.


www.blog.microbiologia.vet.br/2008/11/20/sobre-fraudes-e-plagio/
www.sosmonografia.com/plagio
www.superclickmonografias.com/tccplagio

Nenhum comentário: